sexta-feira, 21 de maio de 2010

Bichos da seda

O Vasco trouxe uma caixa de sapatos com um casal de bichos da seda. Um já tinha feito o casulo e o outro estava a deliciar-se com as folhas de amoreira.

Segundo a história, os ovos dos bichos-da-seda foram transportados para a Europa, no princípio da era cristã, por vários monges.
Através dos anos, os criadores escolheram as melhores raças de bichos-da-seda.
Os seus ovos devem ficar numa temperatura entre 20 a 23 graus.
As borboletas fêmeas da raça «Bombyx mori» depositam entre 300 a 600 ovos.
Os bichos-da-seda ficam quase um ano dentro do seu ovo, desde que a sua mamã, uma linda borboleta, o deixou num bocado de pano, onde passou todo o Inverno.
Levam muitos meses sem comer, mas quando nascem têm muita fome e a sua primeira comida é a casca do seu ovo. Se não a comerem não podem sair do ovo.
Agora já são bichos-da-seda pequenos.


Cuidados a ter com os ovos:
● Conservar os ovos em lugares secos e frescos, até à Primavera;
● Ter cuidado com o aquecimento de casa, pois o calor irá faze-los pensar que já é Primavera e podem nascer antes do tempo, porque ainda não há folhas nas amoreiras.

A larva
Quando o bicho-da-seda nasce tem cerca de 2.5 mm de comprimento.
Ele come durante quarenta e dois (42) dias e sofre cinco (5) mudanças (metamorfoses), aumentando o seu peso 10000 vezes mais.
Ele torna-se numa lagarta, a larva de uma borboleta e come grandes quantidades de folhas de amoreira. Chega a medir 5 cm.
Pertencem à classe dos insectos. É diminuto e peludo. Quando está na quarta idade come todo o tipo de folhas de amoreira.
O lugar ideal para as larvas é dentro de uma caixa de sapatos. Nunca lhes deve faltar comida fresca, se não podem morrer.
Os bichos-da-seda também não devem estar ao sol e podem estar quietos entre 24 e 30 horas. Temos que ter cuidado com os insecticidas, um erro desses seria desastroso para eles.
Os bichos-da-seda só pensam em duas coisas: comer e comer!

Sem comentários:

Enviar um comentário